Por que JavaScript tem "Java" em seu nome?

Para entender por que JavaScript tem "Java" em seu nome precisamos voltar ao passado para conhecer melhor sua história. Quando o JavaScript surgiu, originalmente em 1995, ele foi originalmente chamado de "Mocha" pelo seu criador Brendan Eich, programador da Netscape naquela época. Posteriormente, essa nova linguagem foi renomeada para "LiveScript" e, logo depois, para JavaScript como conta o próprio autor em entrevista com a InfoWorld.

A mudança de nome de LiveScript para JavaScript ocorreu por conta de um acordo entre a Netscape e a Sun Microsystems, empresa desenvolvedora do Java. Dessa forma, a Netscape passou a executar em seu navegador programas conhecidos como applets que eram compilados a partir do Java. Portanto, a troca de nome foi na verdade uma jogada de marketing para fortalecer a marca do Java uma vez que as duas linguagens também tinham sintaxe semelhante.

Netscape Navigator

Porém, a semelhança entre as duas linguagens acaba por aqui. Enquanto o programa em Java precisa ser compilado para rodar, o JavaScript por outro lado foi criado para ser interpretado em tempo real pelo navegador, tornando-a uma linguagem muito mais dinâmica.

Ainda hoje é possível ver a nota de lançamento do JavaScript realizada pela Netscape utilizando o archive.org, um site capaz de arquivar antigas páginas da Internet para visualizá-las mesmo que não estão mais online. A nota foi lançada em 2007 com o apoio de 28 gigantes da indústria de tecnologia, incluindo empresas como Apple, HP, Macromedia e Toshiba.

Segundo a nota, o JavaScript foi projetado para ser a próxima geração de desenvolvimento de software, além disso também era:

  • Projetado para a criação de aplicativos centrados em rede.
  • Complementar e integrado com Java.
  • Complementar e integrado com HTML.
  • Código aberto e multiplataforma.

Portanto, é por conta desse legado histórico entre Java e JavaScript, além da semelhança em sua sintaxe, o real motivo pelo qual as pessoas confundem as duas linguagens de programação. Se não fosse a parceria entre Netscape e a Sun muito provavelmente estaríamos programando numa linguagem chamada LiveScript. Interessante, não?


Tags:

  • Java
  • JavaScript
  • Navegador
  • História
  • Netscape

Compartilhar:

    O que achou do artigo?

    Escreva um comentário, deixe-me saber o que achou do artigo. Se tens uma dúvida basta perguntar:

    Resposta ao comentário:
    Loading...